sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hino do Brasil é plágio?

Muita polêmica gira em torno da canção oficial brasileira. Os quatro primeiro acordes são idênticos a uma sonata do violinista Niccolò Paganini, onde muitos músicos alegam apenas influência na canção. Oficialmente, a música foi composta por Francisco Manuel da Silva e a letra é de autoria de Joaquim Osório Duque de Estrada. 
Foi adotado no Brasil Império após a abdicação de D. Pedro I, em 1831 (muitos acreditam que a letra foi escrita às pressas), e estudiosos afirmam que, na verdade, a melodia foi composta pelo Padre José Maurício Nunes Garcia e chamava-se ,na verdade, “Matinas de Nossa Senhora da Conceição - Responsório Sétimo”. Essa peça musical era apenas instrumental. 

O fato é que Nunes Garcia é considerado um dos maiores compositores de música erudita brasileira, junto com Carlos Gomes e Villa-Lobos. Já Francisco Manuel é considerado compositor mediano, e não possui obras consideradas grandes. Manuel trabalhou como copista e arquivista da orquestra da corte entre 1821 e 1822. 

A revista “Veja” elaborou, em 2000, uma matéria sobre o tema. Para ouvir a comparação de “Matinas...” e o Hino Brasileiro, exibido no site da revista, clique aqui.

fonte

0 comentários:

Enviar um comentário