sexta-feira, 29 de junho de 2012

Joe Satriani acusa Coldplay de plágio

Um dos melhores guitarristas do mundo processou os Coldplay, por alegado plágio no tema 'Viva la Vida', nomeado para um Grammy na categoria de música do ano.

Os Coldplay, uma das mais famosas bandas pop-rock da actualidade, foram processados pelo guitarrista Joe Satriani. O virtuoso compositor acusa os britânicos de plágio; segundo Satriani, a música 'Viva la Vida', do último álbum dos Coldplay, incorpora "substanciais partes do original", o seu instrumental de 2004 intitulado 'If I Could Fly'.

O guitarrista entregou ontem a queixa no tribunal federal de Los Angeles e espera "todo e qualquer benefício" que possa ser atribuído à alegada infracção aos direitos de autor.

Os Coldplay foram esta semana nomeados para sete Grammy (uma espécie de Óscares da música), e 'Viva la Vida' está entre as nomeadas a música do ano. O tema faz parte do último álbum da banda britânica, intitulado 'Viva la Vida or Death And All His Friends'.

Os créditos da música em causa incluem os quatro elementos dos Coldplay: Chris Martin, Guy Berryman, Johnny Buckland e Will Champion. O título foi inspirado numa pintura da artista mexicana Frida Kahlo.

O álbum dos Coldplay foi lançado em Junho e entrou directamente para o número 1 do top de vendas em Portugal, sendo destronado duas semanas depois por Mariza. No entanto, 'Viva la Vida or Death And All His Friends' mantém-se no top nacional há 24 semanas consecutivas.
Por seu lado, 'If I Could Fly' faz parte do 10.º álbum de estúdio do famoso guitarrista, com o título 'Is There Love in Space?'.

Este não deixa de ser um episódio curioso entre dois 'pesos pesados' da música da actualidade. É que Joe Satriani é considerado unanimemente um dos melhores guitarristas da actualidade, com um total de 14 nomeações para os Grammy. Foi ainda professor de Kirk Hammett, guitarrista dos Metallica, a mais famosa banda de 'heavy metal' do mundo.

Apesar dos arranjos diferentes, as semelhanças melódicas entre as duas músicas são muitas. Pode ouvi-las no vídeo em baixo, retirado do YouTube.

0 comentários:

Enviar um comentário